+Academia: XII Jornadas de Cinema em Português

A 12º edição das Jornadas de Cinema em Português decorreu nos passados dias sete e nove de maio de 2019, no auditório da Biblioteca central da Universidade da Beira Interior (UBI). O evento foi organizado pelo Departamento de Comunicação e Artes e pela unidade de investigação LabCom.IFP.

Desde a primeira edição, em 2008, que estas jornadas pretendem debater as problemáticas atuais para reflexão sobre os filmes dos diversos países de língua oficial portuguesa.

Paulo Cunha, diretor do mestrado em Cinema, indica que “neste espaço de partilha de conhecimentos os investigadores vêm apresentar tudo o que é fruto do seu trabalho, alguns ainda em curso e outros recentemente concluídos”.

Refere ainda “o espaço transversal”, que “é importante para os alunos interessados, não só em cinema mas também em imagem de movimento, para conhecer um pouco a investigação em cinema e uma realidade diferente do que mostra a academia, onde se conhecem pessoas de várias áreas e diferentes origens, onde todos têm um objeto de estudo em comum mas metodologias diferentes”.

Mostrando-se satisfeito com a adesão das pessoas, Paulo Cunha refere que “houve uma master class muito concorrida, de João Brás, que conta com quase 100 filmes de curtas e longas-metragens montadas, mostrando-se uma audiência muito interessada pois é um tipo de experiência muito apelativo”.

O professor enalteceu a sessão de cinema e homenagem a José Luís Carvalhosa, “um antigo professor de cinema na UBI e diretor de fotografia mais importante nos últimos 30 anos no cinema português. Para além disso, a sessão de encerramento teve igual interesse, uma vez que contou com Pedro Rosa Pinto, “investigador brasileiro, que falou sobre as relações entre o cinema e a sociedade brasileira”.

Os eixos temáticos são: “Cinema português”; “Cinemas dos países de língua portuguesa”; “Discursos e representações da ‘portugalidade’ ou da ‘lusofonia’”; “Documentário, identidade e memória”; “Produção audiovisual”; “Políticas públicas”; “Conceitos e teoria dos cineastas”; e “Cinema em Espanha”. Para mais informações: http://www.cinemaportugues.ubi.pt/

Partilha isto: