+Academia: Estudantes do Primeiro ciclo de Design de Moda realizam exposição

No Museu de Lanifícios, do pólo principal da Universidade da Beira Interior, decorreu até ao dia 15 de Abril a terceira edição da iniciativa “Make Fashion Great Again”. A mesma incentivou os estudantes do primeiro ciclo do curso de Design de Moda a mostrar o que fabricaram no mesmo.

A iniciativa surgiu aliada à cadeira de Sportswear no qual foi proposto aos estudantes, após a formação de dois grupos distintos, um coordenado. Foi a partir deste coordenado, que os alunos tiveram de basear a sua escolha através de dois temas pré-selecionados pelos docentes nos relatórios de tendências da plataforma WGSN.

Os professores da unidade curricular coordenaram todo o envolvente da exposição, sendo que os mesmos é que selecionaram os alunos que expuseram as suas criações. O Museu dos Lanifícios contou com variadas minicolecções que embelezaram as paredes cheias de história do Polo Principal, da Universidade da Beira Interior.

Alunos como a Daniela Rocha e o Guilherme Pinto foram cotados neste projeto. Daniela Rocha, do terceiro ano de Design de Moda, usou um projeto de têxteis criativos onde explorou diferentes técnicas de estrutura e superfície de tecidos e um coordenado de sportswear, destinado à minicolecção da unidade curricular que desenvolve o projeto. A minicolecção “ERROR 404” teve como objetivo inspirar “os espíritos livres que são todos aqueles que não mentem com o coração e são fiéis a eles mesmos.” A aluna considera que “estes trabalhos são parte da minha vida e não me custa perder muito tempo a investigar e projetar, porque são criações que expressam a minha entidade.”.

Guilherme Pinto também teve a sua intervenção exposta. O aluno do terceiro ano de Design de Moda inspirou a sua coleção no filme “O Silêncio dos Inocentes” e busca trazer para a atualidade o estilo dos anos 90. O principal tema que foi proposto à turma foi “The F World”, no qual o mesmo enquadrou a sua inspiração, porque tinha enraizada a base de que as pessoas não se podem acomodar com o que a sociedade espera delas. Guilherme considerou todo este processo “bastante trabalhoso, desde da parte de criação de conceitos, painéis, ilustrações, fichas, técnicas e confeção. Tudo somado são vários dias investidos no projeto.

A terceira edição do projeto “Make Fashion Great Again” foi considerada um sucesso e, mais uma vez, uma prova do apoio que a universidade dá aos seus alunos e à imaginação dos mesmos.

Partilha isto: