+Academia: “Estilo de vida Consciente & Ecológico” com Dada Krsnananda

No dia 4 de abril, o Movimento Académico de Proteção Ambiental (MAPA) realizou uma palestra dedicada à temática Estilo de vida Consciente & Ecológico”. O evento teve lugar no Anfiteatro do Pólo Principal da Universidade da Beira Interior (UBI), pelas 18h15 e contou com a presença de Dada Krsnananda.

Aproveitando a visita de Dada a Portugal, os estudantes tiveram a oportunidade de assistirem a uma palestra gratuita com o objetivo de “alertar toda a população para a necessidade de adotar um estilo de vida mais sustentável e ecológico”, segundo Inês Antunes – estudante da UBI e membro do MAPA.

  Dada Krsnananda é um monge yogi indiano que se tem dedicado à busca pela autorrealização e serviço à humanidade, para encontrar a verdadeira paz e felicidade na vida quotidiana. Trabalhou em inúmeras partes do mundo, em projetos de serviço, incluindo situações de catástrofes. Na última década, o monge indiano tem trabalhado na Europa, com sede em Portugal, ensinando técnicas de Yoga e Meditação. Visa promover a harmonia entre saúde, paz mental, autodesenvolvimento e o despertar espiritual, para o bem-estar coletivo e de cada ser humano.

  Ao longo da palestra foram debatidos temas como a tolerância para com o reino animal, o vegetarianismo e o estilo de vida vegan, o consumismo e o comércio equitativo, bem como o conceito de aparigraha – a virtude da não possessividade.

 De acordo com Inês Antunes, “o evento surgiu em cima da hora e a divulgação não foi feita da melhor forma, mas ainda assim registou-se uma grande aderência por parte do público”. No que diz respeito à mensagem transmitida por Dada a jovem acrescenta: “todos pertencemos a um mundo com seres vivos e não-seres. Para além de devermos amá-los e viver em harmonia, devemos também conservá-los e fazer com que a nossa passagem não seja prejudicial, nem interfira com o seu futuro. O que só é possível através da sustentabilidade e da consciência”.

  A sessão foi encerrada com um breve debate entre Dada Krsnananda e o público, onde foi vinculada a ideia de que “um estilo de vida consciente é a forma mais alta de expressar de um ser humano.

Partilha isto: