+ Academia: Colheita de Sangue na Biblioteca Central

O Anfiteatro da Biblioteca Central da Universidade da Beira Interior (UBI) abriu as portas a mais uma recolha de sangue promovida pelo Centro de Sangue e da Transplantação de Coimbra. A iniciativa decorreu no passado dia 2 de abril.

Na atividade eram esperados tanto docentes como alunos da UBI. Joana Silva, estudante de segundo ano de engenharia aeronáutica, que sempre quis dar sangue, considera que este tipo de ação social é importante na comunidade académica, pois “não custa e ajuda quem precisa”.

“O nosso objetivo é salvar vidas” salienta Teresa Arribas, funcionária do Grupo Humanitário Dadores de Sangue da Covilhã (GHDSC), alertando para a importância de aumentar o número de dadores de sangue junto das camadas mais jovens, que “serão os dadores do amanhã”.

Para se ser dador de sangue é necessário ter idade compreendida entre os 18 e os 65 anos, bem como peso mínimo de 50kg e hábitos de vida saudáveis.

Muitos passaram pela Biblioteca Central com o intuito de se tornarem doadores de sangue

Após recolher cerca de 500ml de sangue, a enfermeira Karina ferreira atenta para os cuidados a ter no dia em que se deseja doar sangue, como evitar esforços físicos e manter-se hidratado.  

A recolha de sangue na UBI continua no dia 16 de abril, na Sala de Autoaprendizagem B, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e no dia 21 de maio na Faculdade de Ciências da Saúde. Pela primeira vez, esta ação irá estender-se ao Polo de Engenharias, de modo a ampliar o número de dadores de sangue e de medula óssea.

Partilha isto: