+Academia: Dia do Livro Português assinalado com o lançamento da obra “Provérbios e Ditados”

O Dia do Livro Português foi assinalado com a apresentação da obra “Provérbios e Ditados”, de Francisco Pina Soares, na passada quarta feira pelas 16h. O evento teve lugar no Centro de Atividades da Covilhã e contou com o apoio da AAUBI (Associação Académica da Universidade da Beira Interior) e da Câmara Municipal da Covilhã.

A apresentação do livro foi orientada por Cristina Caetano, bibliotecária na Biblioteca Municipal da Covilhã, em conjunto com o autor Francisco Soares. Aos 69 anos, natural de Belmonte e com atual residência na Covilhã, afirma que “sempre teve o gosto pela escrita e pela leitura” e sempre sonhou escrever um livro. “Provérbios e Ditados”, a sua primeira obra editada pela Chiado Editora é uma compilação de 16 820 provérbios, alguns recolhidos ao longo de 11 anos, outros por si criados. Para Francisco, “os provérbios e ditados são ditos que transmitem o conhecimento da vida, sabedoria e experiência” e são também uma “tábua de salvação”, uma vez que procura na escrita a serenidade que o mundo não lhe oferece.

Obra “Provérbios e Ditados”

Ao longo da tarde, foi vinculada a importância da literatura, especialmente da literatura portuguesa que, segundo Cristina Caetano, “possui um condão, onde o leitor se encontra nas palavras dos outros, servindo assim para nos redimirmos e para nos ajudar a resolver os nossos próprios problemas, ao permitir que os leitores se revejam nas personagens dos livros que leem e viajem novos mundos

Isidro da Silva de 74 anos, leitor assíduo e residente na Covilhã, resolveu ir ao lançamento do livro, pois nutre “uma grande paixão pela literatura” e gosta de “conhecer as novas personalidades literárias portuguesas”, tendo considerado o livro de Francisco Soares “muito interessante”.

O evento contou ainda com a participação do público, que procedeu à leitura partilhada de alguns provérbios distribuídos pelo autor, tendo a apresentação sido encerrada com a venda do livro e com uma sessão de autógrafos por parte do autor da obra.

Partilha isto: