Associação

Tesouraria:

A Associação Académica da Universidade da Beira Interior tem como objetivo basilar e fundamental a boa gestão e sustentabilização dos recursos financeiros disponíveis, uma  vez  que  suporta  as  demais  secções  e  atividades.  Prendemo-nos também, por pugnar para uma gestão, inteligente, de recursos materiais e humanos, rumo a uma AAUBI mais eficaz e eficiente. Definimos assim para a Secção Financeira, uma vez mais, uma postura pautada pelo rigor, organização e objetividade durante todo este mandato, de forma a criar e manter o equilíbrio financeiro.

Deste modo, comprometemo-nos que todo o funcionamento da Associação Académica seja ponderado de modo a evitar gastos e opções que comprometam o futuro da instituição e da representatividade de todos os estudantes. Para evitar esse facto apostaremos na potencialização de mecanismos e ferramentas para que a AAUBI possa maximizar os seus recursos e fontes de rendimento, como o Bar Académico e a Papelaria. No seguimento desta ação é também importante manter a interação com os núcleos de estudantes e culturais para melhorar a contabilidade  e  o  controlo  dos mesmos, disponibilizando a equipa da AAUBI a um acompanhamento e apoio mensal aos núcleos que considerarem pertinente.

e-mail: financas@aaubi.org

 

Administração:

O administrador de Recursos Humanos e Património, tem a pasta dos funcionários da casa, e do património da associação. Para uma Associação Académica equilibrada é essencial que internamente esteja estável e organizada.

e-mail: administrador@aaubi.org

 

Secção Pedagógica e Apoio ao Estudante Internacional:

Com as inúmeras dificuldades pedagógicas de todos os estudantes em fazerem-se ouvir, esta secção foi criada com a finalidade de melhorar a relação entre os demais estudantes e os órgãos responsáveis pela proteção dos direitos e deveres proclamados nos regulamentos da UBI. Para além disso, pretende dar a conhecer de uma forma mais direta, sucinta e esclarecida as variadas oportunidades disponíveis a todos os alunos, não só a nível de experiencias profissionais, como de outras que com toda a certeza enriquecerão pessoalmente e intelectualmente.

Uma vez que pretendemos que qualquer estudante tenha as mesmas oportunidades nesta instituição de ensino, também iremos ter em consideração o acompanhamento dos estudantes internacionais que decidem ter uma experiência de educação na Universidade da Beira Interior, para que também estes possam de usufruir de todos os benefícios de estudar na Covilhã.

e-mail: pedagogico@aaubi.org

 

Secção de Saúde e Ação Social:

A Secção de Saúde e Ação Social visa promover o contacto com a comunidade estudantil e  restante  população  da  cidade,  mostrando  a  importância  da  saúde,  da cooperação  e consciencialização cívica e solidária.

Pretendemos cooperar com os Núcleos de Estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde, mas também com toda a restante comunidade da Universidade da Beira Interior e, sempre que possível, com a população e instituições/associações da Covilhã. Qualquer lucro obtido após a realização das atividades propostas será revertido a uma associação/instituição a definir posteriormente.

e-mail: acaosocial@aaubi.org

 

Secção Relações Públicas e Comunicação:

A afirmação da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, como uma associação que tem como foco o interesse e apoio estudantil, passa pela imagem que é transmitida, interna e externamente, à comunidade local. Como tal, e de forma a reforçar sempre essa ideia, a secção de Relações Públicas e Comunicação da AAUBI tem sempre em vista iniciativas dinâmicas em que seja possível uma interação direta com o corpo de estudantes.

São projetos como o “Jornal + Academia” e programa radiofónico N’AAUBI, que permitem que toda informação, acerca da AAUBI e dos seus núcleos integrantes, seja transmitida. Tendo em conta que vivemos numa era onde tudo passa pelo mundo digital, é de extrema importância que sejam criadas plataformas digitais, para que esta informação possa ser difundida, de forma mais rápida e eficaz, e é por isso mesmo que o Jornal será reestruturado em formato digital. Para além destas iniciativas, esta secção tem também em vista a celebração de alguns dias importantes, como é o caso do Dia Nacional do Estudante, e o apoio total aos núcleos, no que diz respeito a área da comunicação.

e-mail:  rpcomunicacao@aaubi.org

 

Secção de Imagem:

Esta secção é um órgão fulcral da AAUBI, uma vez que é responsável por toda a imagem que é transmitida e divulgada junto de toda a comunidade estudantil e local. É nossa intenção que a comunicação entre as demais secções que compõe a AAUBI seja estrita, de modo a dinamizar as suas atividades, através da realização de cartazes e outras formas de comunicação pertinentes.

e-mail: imagem@aaubi.org

 

Secção Desportiva:

O Desporto cada vez mais deve ser utilizado como uma ferramenta atrativa, para alunos que queiram ingressar no Ensino Superior. Há que inverter o ciclo e ao invés de serem os alunos do Interior a sair para o Litoral, acontecer exatamente o oposto. Com um projeto Desportivo coeso e bem sustentado, pretendemos desta forma conseguir a vinda de ativos valiosos para a UBI e a potencialização da qualidade, já ela existente, nos alunos que integram.

Continuar a participar ativamente nas competições da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU) é também um dos nossos objetivos. Através da participação nas Jornadas Concentradas, na tentativa de conseguir o apuramento para os Campeonatos Nacionais Universitários, pretendemos continuar a elevar o nome da nossa Associação como tem vindo a acontecer nos últimos anos, com as inúmeras conquistas alcançadas pelos nossos atletas. É fundamental consolidar e melhorar as nossas relações com a instituição, continuando também a participar ativamente na organização de JC ou CNUs nas nossas Instalações, como já tem vindo a acontecer nos anos transatos.

Com vista a aumentar a competitividade interna, iremos proceder à criação de um Campeonato inter-cursos, em várias modalidades coletivas. Ao invés dos torneios, este formato tem como objetivo aumentar o tempo de competição entre os cursos e também dar oportunidade a quem não pode competir mais regularmente.

e-mail: desporto@aaubi.org

 

Secção Cultural:

Na Secção Cultural, serão desenvolvidas diversas atividades que permitam, acima de tudo e como linha primária aquando da orientação do nosso rumo, a união entre as várias vertentes avançadas pela Direção da AAUBI, pela nossa Casa Azul!

Serão, para estas atividades, fulcrais as participações dos Núcleos e Tunas da UBI, entidades como a CMC, a ASTA, o TeatrUBI, Oriental de S. Martinho, entre outras que poderão trazer os mais distintos contributos para uma atividade mais rica e abrangente.

e-mail: cultural@aaubi.org

 

Secção Recreativa:

A Secção Recreativa da AAUBI é a responsável máxima por tudo o que possam ser atividades de entretenimento dos seus representados, ou seja, todos os estudantes da UBI.

Sendo aquele que por norma é alvo de um maior escrutínio da opinião pública, este órgão atende às principais (e pertinentes) vontades dos estudantes, mantendo ainda assim um equilíbrio que permita sustentabilizar a sua causa, e até, originar um excesso de liquidez, que permita sustentabilizar outras secções que, devido ao caráter das suas atividades, não detém altas fontes de receita.

A secção recreativa é gerida de uma forma isenta, independente e atenta, pois representa um papel de destaque no orçamento e cumprimento das obrigações associadas à AAUBI.

No entanto, e tendo em conta a sua valência institucional, e a amplitude da sua área direta e indireta de influência, esta secção tem um papel proactivo, dentro da sua área, em toda a comunidade local, mantendo fortes ligações  a ela, enquanto defende aquilo que é o seu propósito máximo: o interesse do estudante da UBI.

e-mail: recreativo@aaubi.org

 

Secção de Núcleos e Faculdades:

A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) abrange atualmente trinta e um Núcleos, sendo eles, vinte e sete Núcleos de Estudantes e quatro Núcleos Culturais. No ponto de vista da AAUBI, estes devem ser aqueles que mais e melhor sabem dos problemas dos estudantes, devido à proximidade que têm com os alunos da Universidade da Beira Interior.

É por isso importante, que a AAUBI coopere com cada um dos Núcleos, de forma clara e objetiva, com respeito e consideração, de forma, a que todos os estudantes da nossa academia sintam que as suas opiniões, os seus interesses e os seus direitos são levados em consideração.

Seguindo este ponto de vista, pretende-se reforçar as relações com os Núcleos, de forma a cooperar e ajudá-los em todas as suas atividades, sem com isto interferir na gestão dos mesmos. Assim os Núcleos serão capazes de fazer mais e melhor em prol dos estudantes que representam.

Em suma, para as coordenações, a parceria AAUBI-Núcleos, pode ser encarada como uma forma de adquirir competências no âmbito da realização de atividades e na aquisição de novos horizontes, bem como de partilhar a sua visão nas atividades de interesse geral e com impacto na Academia.

e-mail: nucleos@aaubi.org