Ação Social

1) BOLSAS DE ESTUDO

Sabendo-se que o maior entrave ao prosseguimento de estudos são as dificuldades financeiras das famílias, a AAUBI preparou esta informação sobre todos os tipos de apoios disponibilizados para alunos que ingressem na UBI.

 

1.1) BOLSAS DE ESTUDO DGES

Os SASUBI atribuem bolsas de estudo a estudantes do 1º ciclo (licenciatura), 2º ciclo (mestrado) e de Mestrado Integrado. A candidatura à bolsa de estudos é feita no período compreendido entre o dia 25 de junho e o final do mês de setembro ou nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição, quando esta ocorra após 30 de setembro.

 

Condições de Elegibilidade:

O estudante deverá estar matriculado e inscrito ou ser candidato à matrícula e inscrição num estabelecimento de ensino superior e, cumulativamente, satisfazer as condições determinadas no art.º 5º do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior.

 

Mais informações:

Telf: 275 319 700

Correio eletrónico: bolsas@ubi.pt 

http://www.sas.ubi.pt

Consulta também o simulador de bolsa em www.dges.mectes.pt - http://www.dges.mec.pt/simulador/

 

1.2) BOLSAS +SUPERIOR

O Programa +Superior tem como objetivo apoiar a frequência de instituições de ensino superior situadas em regiões com menor densidade populacional.

Com esta medida pretende-se, entre outros, “promover a coesão territorial pela atração de população jovem para regiões em perda demográfica” e “Incentivar a fixação de futuros diplomados nas regiões mais desfavorecidas do país”. Em 2015/16 foram atribuídas cerca de uma centena de bolsas a estudantes colocados na UBI.

Para mais informações consulta o site da tua Universidade em www.ubi.pt

 

1.3) BOLSAS EXCLUSIVAS PARA ESTUDANTES DA UBI

Os estudantes que escolhem a UBI podem ainda candidatar-se a cerca de 50 bolsas disponibilizadas por empresas, autarquias e outras instituições que têm protocolos com a UBI.

 

1.4) Instituições que atribuem bolsas exclusivamente a alunos UBI:

- Instituto Social Cristão Pina Ferraz | Penamacor (5 bolsas para cursos de engenharia mais 5 bolsas para outros cursos);

- Fundação Montepio.

As candidaturas são efetuadas na UBI durante o ato da matrícula.

Para mais informações consulta o site da tua Universidade em www.ubi.pt

https://www.ubi.pt/Pagina/bolsas_outros_organismos

 

1.5) BOLSAS AUTARQUIAS

Algumas autarquias têm protocolos com a UBI para a atribuição de bolsas a estudantes daquele município que ingressem nesta universidade. As candidaturas são efetuadas na UBI durante o ato da matrícula ou nas próprias câmaras.

- Câmara Municipal de Castelo Branco (às três melhoras notas de entrada de cursos diferentes);

- Câmara Municipal da Covilhã (Engenharia Eletrotécnica e Computadores, Engenharia Eletromecânica e Engenharia Civil);

- Câmara Municipal do Fundão (Engenharia Informática, Engenharia Eletrotécnica e Computadores, Engenharia Eletromecânica e Engenharia Civil);

- Câmara Municipal de Ponte de Sor (Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletromecânica e Engenharia Eletrotécnica e Computadores);

- Câmara Municipal de Vila Velha de Rodão (Engenharia Eletrotécnica e Computadores, Engenharia Eletromecânica e Engenharia Civil).

Consulta o site do teu Município e informa-te se existem bolsas para o Ensino Superior.